Ação de Pintura Adote uma Casa
O Projeto Adote Uma Casa, que desde sua fundação tem o objetivo de propor assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, através de melhorias habitacionais. No dia 19/09 mais duas famílias (Carmosina e Juvenil – mãe e filha), moradoras do bairro Vila Dom João Batista, não receberam somente mais que uma casa, mas passaram a ter mais dignidade humana, e respeito a um direito fundamental: Habitação de qualidade! A entrega foi realizada com uma ação de pintura organizada pelo Núcleo de Estudos e Práticas da Universidade de Vila Velha, contando com a colaboração dos alunos voluntários do curso de arquitetura.
As residências contempladas sofriam principalmente com o extremo desconforto térmico: em dias quentes a temperatura supera os 42º C. Esse calor e desconforto térmico resultavam da falta de ventilação cruzada, aliada à cobertura de telha de fibrocimento e ao pé direito baixo: menos de 2,50 m entre piso e a laje pré-moldada. Internamente a casa apresenta má distribuição de layout, que chega a impedir a ventilação e a circulação; a janela da frente está bloqueada por um armário. Devido ao calor e à falta de ventilação, boa parte do interior da casa apresentava mofo, sendo acentuado no banheiro, cujas paredes estavam revestidas apenas com nata de cimento. Locais como a área de serviço apresentavam obstáculos que tornavam o ambiente menos acessível para Dona Carmosina: lixo, entulho e um degrau em alvenaria, bem como submetendo a moradora a insalubridade.
A partir dos levantamentos preliminares e avaliação das partes da edificação, foi elaborado projeto da situação atual, sendo esta a matriz de estudos, avaliações e proposições por parte da equipe técnica (alunos e professores). Esta avaliação, deu subsídio à estudo preliminar de reestruturação física, readequação dos espaços e especificação de materiais e serviços a serem executados.
O estudo preliminar consistiu em proposição que envolve a análise das várias condicionantes do projeto, normalmente materializa-se em uma série de croquis e esboços que não precisam necessariamente seguir as regras tradicionais do desenho arquitetônico. Após a elaboração dos estudos, projetos e detalhes construtivos, passa-se à montagem do orçamento. Após a montagem do orçamento o NEP em conjunto com os parceiros institucionais (Movimento Vida Nova Vila Velha - MOVIVE), passa a buscar parcerias para execução da obra.
Através de parcerias firmadas com empresas idôneas, comprometidas e com responsabilidade social, obteve-se êxito na etapa de obras de execução do projeto, por meio de doação de materiais utilizados na obra.
A empresa ARGALIT, forneceu toda tinta e massa acrílica utilizada na ação de pintura realizada, que contou ainda com ação dos voluntários da empresa ARCELOR MITTAL, que engajou seus funcionários no projeto e tornou possível a realização da pintura do imóvel, e a ALVOMAC foi a doadora do banheiro.
Confira as fotos: